Fale direto pelo whatsapp! Clique aqui...

P.V.C.

DISPONIBILIDADE

  • Flexível - Bobinas e Tiras
  • Chapas
  • Tarugos

FLEXÍVEL—BOBINAS E TIRAS

Por entendermos que, na escolha de um produto a qualidade é um dos principais quesitos, veja abaixo a descrição detalhada do PVC FLEXÍVEL distribuído pela RASC: 

ALGUMAS APLICAÇÕES

O PVC é um dos plásticos mais antigos e mais comumente utilizados. Por possuir tantas qualidades, possibilidades, flexibilidade além da geração de economia em muitas aplicações, torna-se um grande aliado nos mais variados segmentos da indústria:

  • Cortinas flexíveis
  • Portas automáticas
  • Janelas flexíveis
  • Visores flexíveis
  • Divisória de ambientes
  • Divisória de proteção em áreas de solda
  • Revestimento para tanques, pisos ou bancadas
  • Proteção de mobiliários
  • Velas de barco
  • Forração de superfícies
  • Capotas
  • Tanques
  • Bacias
  • Túneis
  • Galerias
  • Prototipagem de peças técnicas
  • Acessórios: calçados, bolsas, capas, entre outros
  • Áreas de lazer ou locais onde necessitem de iluminação natural ou jogos de cores.

O "COMPOSTO", SUA ESTRUTURA E SUAS QUALIDADES

Rolos e Bobinas em PVC são feitos de matérias primas chamados "composto". Sua fórmula é baseada em: resina de PVC, plastificantes e aditivos que incluem: estabilizadores, lubrificante e proteção UV.

Com o intuito de minimizar custos de produção, outros fabricantes chineses utilizam matéria prima de baixa qualidade.

Riscos do plastificante DOP

O plastificante DOP é utilizado de diferentes maneiras na China, embora seja classificado entre substâncias tóxicas pelas seguintes razões:

Possibilidade de diminuir a fertilidade

Risco de saúde para o feto humano

Irritação física quando aquecido

Plastificante DINP

É utilizado apenas o plastificante DINP ou DIDP fornecidos pela "EXXON", a melhor fabricante deste tipo de plastificante.

Nosso parceiro jamais utilizou DOP, sendo o primeiro fabricante a lutar contra a utilização do mesmo, quando a ciência não tinha certeza sobre sua composição.

Quanto ao processo de produção, foi desenvolvido o composto com seus próprios requisitos de acordo com sua especial. Isso significa controle mais rígido em relação à qualidade e maior satisfação do cliente. 

Cálcio Zinco

Quanto aos estabilizadores, os principais são: estanho, cálcio com zinco e cálcio sem zinco.

O Estanho utilizado dá ao PVC as seguintes qualidades: alta transparência, resistência à umidade, ação bactericida e reciclagem sem limites.

Cálcio com zinco têm as seguintes desvantagens: menos transparência, reciclagem limitada e sem bactericida o que promove a proliferação de fungos.

Temos a certeza que estas informações o ajudarão a escolher o produto certo.

Propriedades Padrão Unidade Standard Polar Amarelo Anti-inseto Área de Solda
Transmissão de luz ASTM D 1003 % 85 85 < 80 ≤13
Dureza Shore A EN ISO 868 Sh A 80 65 80 80
Resistência a ruptura DIN 53515 N/mm 50 28 50 55
Força de tração na ruptura   ASTM D 638 N/mm² 16 12 16 18
Elasticidade até o ponto de ruptura   ASTM D 638 % 340 390 340 300
Resíduo na elasticidade após a quebra   ASTM D 638 % 68 76 68 62
Condutividade térmica   ASTM C 177 % 0,16 0,16 0,16 0,16
Dobra a frio ISO 8570 °C -35 -40 -35 -25
Temperatura mínima de trabalho   EN 1876 °C -15 -25 -15 -15
Temperatura máxima de trabalho EN 1876 °C +50 +30 +50 +50
Temperatura VICAT EN ISO 306 °C 50 48 50 50
Capacidade específica de calor   ISO 11357 kj/kg.K 1,6 1,6 1,6 1,6
Isolação acústica DIN 52210 dB > 35 > 35 > 35 > 35
Retardante a chamas NF P 92-507
AS/NZS 3837
DIN 4102
Grau Grp4
B2
- Grp4
B2
EN 1598
Filtro UV/IR   EN 1598 Filtro - - - EN 1598
Resistência UV ISO 4892 - sim sim sim alta
Construção de carga IEC 61087 Fagulhas sim sim sim sim
Resistência da superfície IEC 60093 Ω / w 4.10ßœ 4.10¹³ 4.10¹³ 4.10¹³
Absorção de água EN ISO 62 % -0,2 -0,2 -0,2 -0,2
Anti-inseto - - não não SIM não
Densidade ASTM D 792 g/cm³ 1,22 1,18 1,22

1,2 a 1,3

 

"As informações técnicas contidas nestas páginas sobre PVC Flexível são de responsabilidade do fabricante. Os dados acima são para referência de consulta. Para cada aplicação específica são necessários testes individuais, para determinação das suas efetivas características e propriedades". 
 

ANTI-INSETO

O PVC Flexível Amarelo Anti-inseto possui as mesmas características do material Standard com a adição da pigmentação especial amarela, que repele a aproximação de insetos voadores.

É o produto ideal para atender as normas da Vigilância Sanitária em relação à higiene em áreas de manipulação de alimentos e medicamentos.

Recomendado para instalações de processamento de carnes, cozinhas industriais, açougues, supermercados, áreas de armazenagem e separação de ambientes.

POLAR

O PVC Flexível Polar atende as normas da vigilância sanitária, alem de resistir à temperaturas contínuas de até -45°C e picos de até -60°C.

Adequa-se perfeitamente em câmaras frigoríficas, instalações de processamento de carnes, antecâmaras, cozinhas industriais, transportadores frigoríficos e locais onde se deseja separar ambientes com segurança, mantendo a higiene e a temperatura do ambiente, reduzindo assim, o consumo de energia elétrica e garantindo a temperatura interna sem altas variações.

Destaca-se por resistir as baixas temperaturas sem perder a flexibilidade e por garantir a temperatura interna sem altas verificações, o que traz a conservação dos produtos armazenados. 

STANDARD

O PVC Flexível Standard é ideal para separação de ambientes, evitando a entrada de sujeira, fumaça, gases e partículas em suspensão. Possui também a vantagem de ser anti-bactéria, o que permite a total higienização do local atendendo às normas de vigilância sanitária.

Suporta temperaturas de até -35°C sem perder a flexibilidade e reduz substancialmente o consumo de energia elétrica. Por possuir cantos arredondados eletronicamente, reduz o efeito "banana" e não provoca acidentes ao passar através das cortinas.

Disponível em bobinas e tiras nas cores cristal, cinza, verde e vermelha; e também, em bobinas cristal, no modelo reforçado com malha de poliéster, para áreas de tráfego pesado.

CARACTERÍSTICAS

  • Cantos arredondados por corte eletrônico
  • Material reforçado com malha de poliéster
  • Material fluorescente (mediante consulta)

O PVC Flexível é ideal para confecção de portas automáticas, janelas transparentes, visores, divisórias de ambientes, cortinas anti-ruídos, em supermercados, restaurantes, hospitais, instalações hoteleiras, indústrias, frigoríficos, abatedouros, depósitos, armazéns, centros auto-motivos, linhas de montagem, áreas gráficas, e onde se deseja separar ambientes com segurança e higiene.

É muito utilizado nas indústrias químicas, farmacêuticas e laboratórios, para forração de recipientes e superfícies de trabalho.

Por possuir alta resistência e grande flexibilidade também é utilizado na confecção de velas de barcos, calçados e bolsas, podendo ser colado, soldado ou costurado.

ÁREA DE SOLDA

O PVC Flexível Verde Fosco para áreas de solda possui tratamento anti-UV-7, o que garante sua performance na contenção na contenção de luz UV emitida pela solda, extremamente prejudicial a visão, além de proteger contra fagulhas e respingos.

Por ser um material fosco impede a passagem de luz, o reflexo e também mantém sua aparência original por muito mais tempo que os materiais transparentes. Possui alta resistência a ruptura e não é inflamável.

Produto aprovado pela DIN 1598, que apura os fatores de transmissão de espectro, luz, reflexão, resistência a ignição e análise de transmissão de UV.

O PVC Flexível Verde Fosco é um material que possui excelente resistência à combustão e permite fácil manuseio, tornando-o ideal para confecção de cortinas, portas e biombos, em áreas hostis, tendo como principal função a proteção de pessoas que circulam no ambiente.

ONDE USAR

  • Ambientes de soldagem
  • Áreas de esmerilhamento
  • Áreas de usinagem
  • Anteparos para proteção UV em ambientes externos
  • Indústria química e petroquímica
  • Laboratórios
  • Hospitais

RIB-STRIP

O PVC Flexível RIB-STRIP possui filetes em toda sua extensão e oferece uma excelente combinação de características, tais como: menor abrasão, impacto suave quando movimentadas na passagem de pessoas e máquinas, não possui cantos e suas bordas arredondadas através de corte eletrônico.

VANTAGENS

  • Menor área de contato entre as tiras, evitando seu congelamento em áreas de frio intenso.
  • Maior isolação térmica e acústica.
  • Maior proteção contra o vento devido a precisão de contato dos filetes.
  • Reforço na direção longitudinal.
  • Seus filetes absorvem consideravelmente impactos mecânicos, o que confere maior durabilidade.
  • Superfície permanece por mais tempo limpa e sem riscos.

Disponível em tiras nas versões: standard (para temperaturas ambiente) e polar (para baixas temperaturas).

PVC RÍGIDO E FLEXÍVEL

Entre os inúmeros plásticos existentes, o PVC (cloreto de polivinila) é um dos mais utilizados atualmente, devido às suas excelentes propriedades elétricas, boa resistência à exposição ao tempo, à umidade e a agentes químicos. É excelente quando utilizado em comunicação visual interna, devido à ótima aceitação de tinta serigráfica e vinil adesivo.

O PVC rígido, por exemplo, pode ser altamente transparente, opaco, colorido, ter grande rigidez mesmo em filme fino, ter alta resistência à choques e quedas, ter baixa sensibilidade à fissuração sob tensão, ter baixíssima permeabilidade à gases (aliás, a mais baixa entre os termoplásticos usuais) e baixa permeabilidade à vapor da água, ser extremamente impermeável à odores e aromas, ter ótima estabilidade à numerosos produtos químicos, ser estanque à óleos e gorduras alimentares e além disso proporcionar grande facilidade de impressão podendo inclusive ser metalizado e termoformado.

Já o PVC flexível por outro lado, além de ser de altíssima transparência, opaco, colorido, pode também receber soldagem de alta frequência, térmica ou ultrassom, sem prévio tratamento, ser impresso em silk-screen, rotogravura, flexografia, hot stamping. Pode ser costurado, receber aditivos específicos (por exemplo ser mais resistentes à ação dos raios UV, fungos, reduzir a velocidade de propagação de chama) e ainda ter os mais diversos "relevos" e acabamentos na superfície e as durezas mais diversificadas indo desde um laminado extremamente macio até uma chapa quase rígida, com ou sem reforço de tecidos naturais ou sintéticos.

Este produto de grande versatilidade é o que está mais presente no nosso dia-a-dia. Suas propriedades, características e relação custo/benefício combinados, revelam suas potencialidades de aplicação, tornando-o um produto de extrema importância para a indústria mas, sobretudo, para a humanidade.

O PVC é largamente utilizado tanto na área médica e alimentícia quanto na construção civil, embalagens, calçados, brinquedos, fios e cabos, revestimentos, indústria automobilística, etc., onde sua presença tem se mostrado tão necessária quanto indispensável. Isto tudo pelo fato do PVC ser um plástico versátil, resistente, impermeável e durável..

RESISTÊNCIA QUÍMICA

É atacado por hidrocarbonetos aromáticos, solventes clorados, cetonas, ésteres, aminas e óleos minerais. É resistente à maioria dos ácidos, com algumas restrições para ácidos concentrados à quente. É resistente à maior parte dos outros líquidos inorgânicos, com exceção de algumas substâncias fortemente alcalinas.

ALGUMAS DE SUAS APLICAÇÕES

  • Diafragmas
  • Gasômetros
  • Capela de aspiração de gases
  • Chaminés para gases corrosivos
  • Aparelhos de revelação de filmes
  • Funis
  • Visores
  • Cepos para corte de materiais de baixa dureza
  • Juntas de vedação
  • Aparelhos ortopédicos
  • Separadores magnéticos
  • Roletes
  • Flexível para portas de frigoríficos e supermercados* Tanques
  • Reservatórios
  • Dutos
  • Tubulações
  • Filtros
  • Caixas especiais
  • Ventiladores
  • Pias para Laboratórios
  • Exaustores

As Bobinas e Chapas de PVC (cristal ou branca) em filmes são utilizados em vários segmentos industriais, para produção de:

  • Blisters
  • Embalagem auto-serviço
  • Blisters para drágeas, comprimidos, supositórios e cápsulas
  • Cartões de crédito
  • Crachás
  • Displays
  • Objetos termoformados
  • Baralhos
  • Jogos educativos
  • Moldes para "Ovos de Páscoa" e outros
  • Bandejas e potes para doces, massas carnes frescas etc

RECOMENDAÇÕES SOLDAGEM DE PVC (CHAPAS E VARETAS)

Além da temperatura, outros fatores são importantes para uma boa operação de soldagem:

  • Preparo da superfície
  • Preparo da vareta
  • Pressão na vareta

Inicialmente deve-se proceder o preparo da superfície através de uma lixa de pano grão 100 (indicamos a referência VICK/3M 221T) e sua limpeza;

Em seguida, antes de iniciar a soldagem, deve-se efetuar um chanfro na ponta da vareta, com ângulo de 60º. Durante a soldagem, a posição da vareta será sempre perpendicular à superfície, mantendo uma pressão adequada, firme e contínua ao longo de todo o cordão;

Quando houver uma interrupção da soldagem e início de uma nova solda, deve-se cortar o cordão soldado em um ângulo de 60º e fazer a sobreposição do novo cordão.

A pressão necessária da vareta é em função de sua bitola.

Abaixo um quadro orientativo:

Bitola (mm) Pressão Kgf
2 0,5 a 0,8
3 0,8 a 1,5
4 1,5 a 2,0
5 2,0 a 2,8

 

Para que o soldador adquira a prática no controle da pressão nas varetas é aconselhável o treinamento efetuando-se a soldagem em cima de uma balança. Geralmente utiliza-se uma vareta de diâmetro igual à espessura da chapa.

PROPRIEDADES MECÂNICAS E TÉRMICAS DAS CHAPAS

ENSAIO CHAPAS RÍGIDAS
Densidade (g/cm³) 1,38 a 1,50
Vicat (ºC)   75
Dureza (Shore D)   75
Tração (Kgf/cm²) 509,68
Alongamento (%) 15
Módulo de Elasticidade (Kgf/cm²)   30.581
Impacto com Entalhe (Kgf.cm/cm²) 1,96
Impacto sem Entalhe (Kgf.cm/cm²)   Não Quebra

 

Temperatura máxima de uso: 50°C

CRITÉRIOS PARA MANUSEIO, PRESERVAÇÃO E ARMAZENAGEM DO PRODUTO ACABADO (PVC)

MANUSEIO

  • O material deverá ser transportado ao abrigo do sol, chuva e outras intempéries, cuja temperatura de exposição não deverá ultrapassar a 50ºC.
  • Evitar batidas, principalmente em partes pontiagudas, evitando-se assim o amassamento e furos no produto.

PRESERVAÇÃO

  • Em caso de pequenas rupturas de embalagem, fechá-las com fita adesiva, evitando-se assim a contaminação por insetos, poeira ou outras contaminantes.
  • Após a abertura do pallet ou ao desembalar as bobinas, deverá mantê-los sempre coberto, evitando-se assim o contato com poesia, insetos ou outros contaminantes.
  • Condicionar os filme por um mínimo de 2 horas na temperatura ambiente antes do uso em máquina.
  • Temperatura ideal para armazenagem: 18ºC à 22ºC
  • Umidade relativa (recomendável): 40% à 70%

ARMAZENAMENTO

  • Manter os produtos sempre estocados em local coberto, seco, limpo e higienização.
  • O material não deve sem empilhado, quando estiver paletizado, evitando-se amassamentos ou ondulações.
  • Quando os produtos estiverem despaletizados, não empilhar em mais de 5 camadas, ou equivalentes a 100kg.
  • Utilizar o material em no máximo 5 anos da data de fabricação.
  • Evitar mudanças bruscas na temperatura ambiente onde se encontra o filme.

TARUGOS

São fabricados tarugos de PVC na cor natural ( branco), no diâmetro de 16 à 100mm.

Os tarugos de pvc, são fornecidos no comprimento padrão de 1000 ou 2000mm.

A fabricação de tarugos de PVC com diâmetro superior a 100 mm, poderão ser fabricados sob consulta.

São fabricados apenas na cor branca.

Todos os Dados Técnicos